24.7.07

Tempo Real?

"A mudança no padrão de chuvas observada em todo o mundo ao longo do último século é conseqüência do aquecimento global, afirma estudo divulgado ontem pela revista "Nature" (www.nature.com). O trabalho projeta para o futuro a tendência de áreas secas ficarem mais secas e áreas chuvosas, mais chuvosas".

Fonte: Folha Online

Ao longo do último século, os efeitos do aquecimento global já eram observados por cientistas que tanta credibilidade têm em nosso mundo cientificista. É compreensível que enquanto não existia tecnologia disponível para se aprofundar tais estudos, essas revelações acerca do clima de nosso planeta não poderiam ser feitas. Só que já faz um bom tempo que podemos dizer que tais estudos climáticos já possuem condições de revelar-nos com um pouco mais de segurança os efeitos da devastação do planeta pela mão do homem.

O tema "Aquecimento Global" apareceu há menos de um ano em todos os meios de comunicação do mundo e as notícias acerca desse problema somente a partir daí começaram a estourar. O trecho exposto acima do site da Folha de São Paulo sobre uma matéria da Revista Nature, revela que não é de hoje que tais efeitos são observados e estudados pela ciência.

O caso todo é "encenado" como se as coisas começassem a acontecer a partir de agora, e como se os meios de comunicação estivessem nos passando em "tempo real" os problemas ambientais que aparecem em nosso planeta, mas escorregões como os observados no trecho da nota publicada no site do Grupo Abril, nos revela que nem sempre temos esse "tempo real" reproduzido através das notícias.

Interesses de empresas e governantes das grandes economias mundiais foram determinantes, creio eu, para que até determinado momento os meios de comunicação segurassem os fatos reais acerca dos problemas ambientais, pois somente agora, movido por algum interesse ou necessidade não "veiculado", temos a divulgação de um problema que há décadas atinge nosso planeta e que é estudado durante um período de tempo não tão inferior.

O tema "Aquecimento Global" vem sendo exposto ao longo das décadas sob diversos rótulos eufemistas que nada mais pretendiam do que de esfriar o impacto das notícias, e fazer com que aos poucos a população terrestre se acostumasse com uma situação que há tempos não é nem um pouco tranquila.

As notícias nos são colocadas em pequenas doses, de modo a atrapalharem da menor forma possível os planos dos poderosos, trazendo poucos prejuízos para a produção e lucro das empresas, líderes no capital. Qual será o próximo termo que virá após "Aquecimento Global"?

São nas pequenas coisas que as grandes aparecem... A indução (do micro para o macro) aqui, é nossa grande aliada.

2 comentários:

Eduardo Santos Gama disse...

Fala aê Cruj, dá uma olhada nesses vídeos no link http://www.youtube.com/watch?v=1JCVjg7H94s, trata-se de uma sequência de nove vídeos.

Acho que vc vai gostar!!!

Abraços
Du

Corrupt disse...

Chegou a hora do basta! Chega de enganação! Chega de oportunismo e safadeza! Chega de Imprensa medíocre e sensacionalista! A natureza começou a fazer a parte dela, falta a gente fazer a nossa!