4.7.07

Como eles conseguem?

Tá certo... Preciso falar uma coisa. Estou deixando minhas férias comportadas pra colocar uma questão martelante. Por que diabos a mídia resolveu de uma hora para a outra denunciar os casos de violência nas escolas estaduais e municipais?

Nos últimos dias os jornais, noticiários, sites e todo o resto têm nos bombardeado com uma série de notícias que tratam de casos como os de serventes espancados por alunos, professores assassinados, professora que perde o dedo em sala de aula, ameaças a diretores e todo tipo de atrocidades que nos trazem o universo caótico das relações humanas dentro das escolas públicas e municipais de nosso país.
Mas por que diabos as coisas explodem de tal forma diante das pessoas e elas nem ao menos questionam-se sobre a causa de tudo isso? Não estou aqui perguntando sobre as causas da violência nas escolas, pois isso é um assunto que de novidade não tem nada e há muito já devia estar em pauta. Os boletins diários nas delegacias de polícia em todo o país que o digam. Estou questionando o súbito interesse que a mídia passou a ter acerca desse assunto, assim como tantos outros que surgem, causam espanto pelo número grande de notícias, logo em seguida caindo no esquecimento dos nossos "queridos informantes", e consequentemente da população, que assiste aos noticiários com a mesma apatia que a uma novela ou enlatado americano (ou devo dizer com uma apatia maior?).
Não existe ponto sem nó, não existe vazio para a classe jornalística. Pergunto aqui pelos motivos dessa exposição dos problemas que há muito, mas muito tempo encontram-se dentro do sistema de ensino de nosso país. Será a intenção de desviar os olhares da população apática de algum acontecimento de Brasília? Será um interesse corporativo pelas futuras privatizações geradas por reformas no ensino público? Será um produto que no momento vende bem e gera discussões vazias nos lares consumistas de classe média do nosso chiqueiro emergente?
Sou professor da rede pública, e os comentários que ouço atualmente dia após dia de outros colegas na sala dos professores trazem aos meus ouvidos notícias bizarra sobre algum ocorrido em determinada escola. Tudo noticiado pelos "diários", "noticiários" e "folhas" da vida. O poder que a mídia exerce sobre as cabeças é evidente... Os próprios professores que estão imersos nessa realidade e sabem que ela não é de hoje comentam os ocorridos como novidades, com expressões como "a coisa está feia" e "não quero me aposentar nessa profissão".
O que é que a mídia tem? Como é que eles conseguem? Manipulam as discussões da sociedade e nivelam as mesmas a níveis de piscina infantil. Em seguida saem com uma nova moda jornalística e abandonam a última. Sempre com a imagem de que a realidade os guia. Tudo em nome da informação e da prestação de serviços.
Enquanto o mundo pega fogo, assitimos a recortes da realidade. Como em uma grande feira, onde os feirantes ser estapeiam e tudo o que eu vejo na TV ou leio pelos semanários e jornais é sobre a mais nova safra podre de tomates. Mas por que os tomates estão podres? Não importa... Agora já estão falando da nova safra de pepinos. Devem ter resolvido o outro problema. É tudo notícia... Tanto faz...
Mude de canal... Vai começar o jogo!!!

Um comentário:

Anônimo disse...

O que é que a mídia tem? Tem sangue escondido tem, notícias plantadas tem, tem DOP´s nas veias tem, o que é que a mídia teeeem?