4.1.07

Somos todos OAXACA!

Desde 22 de maio, após manifestações de professores por aumentos salariais que culminaram em uma marcha de 70 mil pessoas, o estado de OAXACA no México vive dias de uma verdadeira situação revolucionária. Movimentos indígenas e outros movimentos populares a partir desse momento começaram a juntar suas demandas e ampliar o movimento que seguiu em meio à opressão do governador Ulisses Ruiz Ortiz e suas forças federais. Rádios, o palácio do governo e a assembléia administrativa de OAXACA foram tomados pelo povo e colocados à serviço da luta. Estava formada a comuna de OAXACA. A Assembléia Popular dos Povos de Oaxaca (APPO), que é dirigida pela Coordenação Nacional de Trabalhadores da Educação (CNTE) e conta com mais de 300 organizações populares e seguem definindo através de discussões abertas a todos seus participantes os próximos passos do levante que cada vez mais pressiona o governador Ulisses Ruiz Ortiz para que haja autonomia de um governo popular e retirada dos militares da região. Durante o confronto já ocorreram diversas mortes como a do ativista Bradley Roland Will que foi atacado durante a filmagem de um confronto entre as forças do estado e o povo de OAXACA. A insurreição popular em OAXACA apresenta-se como uma alternativa ao capitalismo e ao imperialismo das grandes potências econômicas mundiais. O México vem desde o início dos anos 90 sofrendo com as imposições econômicas dos países ricos e curvando-se aos ditames do capital internacional das grandes corporações financeiras. O povo mexicano já cansou dessa situação e a manifestação que iniciou-se como uma demanda salarial dos professores apareceu a partir daí como apenas a ponta do iceberg em um país que discute entre muitos problemas a legitimidade das suas recentes eleições presidenciais em que o candidato “eleito” foi Felipe Calderón do Partido da Ação Nacional (PAN).


Manifestação em 26/11/2006

E no Brasil?

No Brasil manifestações como a de 22 de dezembro que atendeu ao chamado feito pelo EZLN, Exército Zapatista de Libertação Nacional e foi organizado pela Frente de Apoio à Oaxaca, procuram demonstrar apoio e solidariedade à luta do povo mexicano em meio a uma situação totalmente ameaçadora às forças do estado burguês no México e América Latina. A grande mídia nada diz a respeito da situação em OAXACA. Nada se vê nos grandes jornais ou emissoras de televisão. Nem Folha de São Paulo, nem Estadão, nem Globo ou SBT. Para a mídia burguesa brasileira e internacional como a CNN em espanhol nada acontece no México. A Televisa, uma das maiores emissoras de TV do México, não tem mais como esconder a situação e divulga os acontecimentos no México de forma manipulada, procurando colocar a população do país situada em outros estados contra o levante popular de OAXACA. Os meios de apoio e divulgação à essa luta tem se dado principalmente através da Internet em sites feitos por ativistas e vídeos divulgados através do YOUTUBE, onde se pode acompanhar as novidades minuto a minuto e ver cenas de manifestações e confrontos entre as forças opressoras federais e o povo mexicano.

Exemplo

A luta dos nossos irmãos latinos deve ser um exemplo de resistência e repúdio frente ao flagelo capitalista, frente à opressão do estado burguês que de longe conhece a democracia e o respeito ao ser humano. A luta do povo mexicano que não é armada, mas apenas resiste às armas do inimigo violento, jamais deve perder o apoio e respeito daqueles que sonham com uma América Latina livre e da mesma forma com um mundo livre da exploração de uma minoria que zela unicamente por interesses próprios em detrimento dos interesses gerais de milhões de pessoas, de trabalhadores, desempregados e famintos que nada mais querem que a sua vida de volta. Se é que um dia eles a tiveram...

FORÇA OAXACA! POR UMA AMÉRICA LATINA LIVRE E SOBERANA!


Links relacionados:

http://www.youtube.com/watch?v=6mgnPedeCZs

http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2006/11/364282.shtml

http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=21437626

http://www.ler-qi.org/oaxaca

http://oaxacalibre.net/oaxlibre/index.php

http://www.asambleapopulardeoaxaca.com/

http://oaxacalibre.net/boletin/diciembre/30122006/30122006.html

http://www.pstu.org.br/internacional_materia.asp?id=5987&ida=0

Nenhum comentário: