26.1.07

Ato do MPL em São Caetano

Sábado, dia 27/01 a partir das 13h00, ato do Movimento Passe Livre (MPL) em São Caetano. Concentração na Praça Cardeal Arco Verde. Compareça, solte o verbo no microfone do povo! Por um transporte público e de qualidade! Abaixo a catraca!


FLCA ataca Kassab

No aniversário de São Paulo, durante o show do Tom Zé, a Frente de Luta Contra o Aumento (FLCA), da qual o MPL não faz mais parte, protestou contra o aumento da passagem dos transportes gritando palavras de ordem contra o prefeito Kassab. A manifestação foi comentada por diversos jornais e mostrou que mesmo sem o MPL a Frente continua na luta. Parabéns aos manifestantes da FLCA.


Sobre a saída do MPL-SP da FLCA

Na lista de discussão do MPL-SP foi lançada uma nota esclarecendo a saída da Frente:

Nota do MPL São Paulo

O Movimento Passe Livre vem por meio desta nota anunciar sua saída daFrente de Luta Contra o Aumento (FLCA). Este espaço de articulação para a luta conjunta contra o reajuste das tarifas na cidade de São Paulo foi um passo importante para a defesa de um transporte verdadeiramente público para toda a população. No entanto, uma vez consolidado o aumento das tarifas do transporte coletivo, entendemos que é preciso direcionar nossos esforços para outras atividades, por exemplo debates e formação sobre o que seria um transporte público de verdade, até mesmo na expectativa de que em um próximo aumento mais pessoas estejam conscientes de seus direitos e da necessidade de lutar por eles. O MPL continuará lutando por um transporte público, gratuito e de qualidade para o conjunto da população e conclama a todas as organizações, grupos e movimentos sociais a estarem conjuntamente nesta luta.

São Paulo, 23 de Janeiro de 2007
Movimento Passe Livre de São Paulo


Análise pessoal

As discussões que a Frente quer levar à população restringiam-se simplesmente à luta contra o aumento das passagens, enquanto o MPL busca nesse momento um discussão mais ampla que utiliza-se do problema dos aumentos como indicadores do que na verdade é a negação de um verdadeiro transporte público. A discussão sobre transporte público e tudo o que o termo público carrega em si é muito mais ampla e deve-se, obviamente lutar e manifestar-se contra os aumentos, mas ao limitar-se unicamente a esse aspecto torna seu caráter raso e a longo prazo incapaz de fazer com que o movimento ganhe força dentro de sua proposta real. Penso que esse foi o principal motivo que levou o MPL a sair da FLCA.

Nenhum comentário: