29.1.07

Público?

Já se perguntou o que de fato é público nesse país? Recorra ao dicionário se for o caso:

Público adj. 1. Relativo ou destinado ao povo, à coletividade, ou ao governo dum país. 2. Que é do uso de todos, ou se realiza em presença de testemunhas. • sm. 3. Conjunto de pessoas que assistem a um espetáculo, uma reunião, etc.; audiência, assistência.

Relativo ou destinado ao povo, que é do uso de todos... O transporte “público” segue a essas definições? A tarifa paga por milhares de pessoas todos os dias exclui? Pessoas muitas vezes tiram algo de suas mesas para ir e vir? SIM! Os direitos que o estado te dá apenas legitimam-se perante uma taxa. A justiça tornou-se um produto que por ser valorado materialmente exclui a quem não pode pagá-lo. Destinado ao povo? Do uso de todos? $2,10, $2,30, $1,90... O preço das passagens nada mais é que exclusão! A periferia não tem acesso aos transportes, muitos trabalhadores não recebem o transporte como benefício em seus empregos e precisam tirar do salário o ir e vir que mais parece um calvário! Não aceite isso! Nosso transporte não é público, assim como muitas outras coisas nesse país. Pagamos impostos e queremos que eles sejam utilizados para o seu verdadeiro fim que é reverter-se para a população em forma de serviços. É um direito universal... UNIVERSAL!
Transporte público? Arrumem outro nome porque esse está totalmente equivocado...Pois é... Quem faz as leis não anda de ônibus e quem anda de ônibus não conhece as leis. É assim que nos querem e se assim ficarmos, continuaremos pagando $2,10, $2,30, $1,90 para o calvário diário. Continuaremos longe de ter algo público de fato! Para todos!

Ônibus: do grego Omnibus - Omni = para todos e Bus = transporte

Nenhum comentário: