26.4.07

1º Encontro Nacional sobre Ensino de Sociologia e Filosofia


Realizaremos nos próximos dias 15 a 17 de junho, de sexta a domingo, nosso 1º Encontro Nacional sobre Ensino de Sociologia e Filosofia. É uma iniciativa da Apeoesp em parceria com o Sinsesp, com a qual realizamos, nos últimos dez anos em São Paulo, oito Encontro Estaduais de Professores de S&F. a tão almejada conquista da obrigatoriedade do ensino de ambas as disciplinas teve seu êxito na histórica reunião do dia 7 de julho de 2006, quando, por absoluta unanimidade, todos os conselheiros da Câmara de Ensino Básico decidiram aprovar a Resolução 38/06, que obriga todas as quase 25 mil escolas médias do país, públicas e privadas, a introduzirem de forma obrigatória essas disciplinas.
Esse Encontro Nacional tem natureza diferente de outros tantos que o movimento sindical ou mesmo as universidades costumam realizar. Ele não será nem um evento de sindicalistas, mas tampouco será um evento de acadêmicos e pesquisadores, ainda que estes possam apresentar as suas experiências de ensino nos estados e resultados de seus trabalhos. O grande desafio, esta em tentarmos responder às quatro célebres indagações que vimos fazendo: “quem poderá lecionar o que, com que carga horária e como?”.
Para realizarmos esse Encontro, que poderá alcançar a participação de 800 pessoas de todos os estados brasileiros, contamos com entidades parceiras e apoiadoras de nossa luta, bem como órgãos e instituições que nos auxiliarão. Estão envolvidos na preparação do evento, além das nossas entidades, as uniões estudantis, as sociedades científicas e fóruns de filosofia e de sociologia, os sindicatos de professores públicos e privados, através de suas entidades confederativas, as secretarias estaduais de educação, entidade de formação de professores.
Vamos contar, no ato público de abertura, que ocorrerá no Auditório “Elis Regina” do Palácio das Convenções do Anhembi, do ministro Fernando Haddad, que tanto apoio deu à nossa luta nos últimos dois anos, abrindo, por diversas vezes a sua agenda para as nossas entidades, que coordenaram a luta em plano nacional. Contaremos com as presenças nesse evento de entidades de todos os segmentos da sociedade civil que nos apoiaram, entre as Igrejas, as centrais sindicais, entidades de mulheres, jovens, negros, bairros, estudantes e centenas de outras.
O ensino de S&F vai qualificar e muito o ensino médio brasileiro, ainda que saibamos que há muito ainda a que ser feito em benefício de sua melhoria. Mas, temos a certeza e a convicção de que consolidada a implantação em todo o país, formado professores, abertos concursos para preenchimento de vagas de professores, publicados os livros didáticos necessários e discutido em médio prazo as bases de um programa nacional, poderemos, ai sim, rumar para um ensino médio que possa contribuir para uma sólida formação humanística e cidadã dos quase dez milhões de jovens matriculados nesse nível de ensino. Para isso, pedimos empenho de tod@s para a mais ampla divulgação de nosso evento e o respectivo credenciamento, dentro das normas estabelecidas, do nosso 1º Encontro.

Prof. Carlos Ramiro de Castro - Presidente da Apeoesp
Prof. Dr. Paulo Roberto Martins - Presidente do Sinsesp

FONTE: APEOESP

Nenhum comentário: