8.2.07

CONTRA O DESPEJO DA OCUPAÇÃO PRESTES MAIA

Minha cabeça vai explodir... Não consigo escrever mais nada por hoje, portanto copiei e colei aqui um e-mail passado para a lista do MPL-ABC. O caso é importante e de extrema urgência:


CONTRA O DESPEJO DA OCUPAÇÃO PRESTES MAIA

Já são 400 pessoas acampadas na frente da prefeitura. Desde o dia 5 de fevereiro o Movimento Sem Teto do Centro (MSTC) está acampado diante da prefeitura de São Paulo, contra o corte do programa Bolsa Aluguel e contra o despejo iminente da Ocupação Prestes Maia, a maior ocupação vertical da América Latina.

Em
carta ao prefeito Gilberto Kassab, as famílias lembram que os proprietários do edifício Prestes Maia devem cinco milhões e oitocentos mil reais de IPTU à prefeitura, o que é quase equivalente ao valor do imóvel, justificando sua desapropriação e reforma em unidades de habitação popular. O movimento foi recebido por alguns representes da prefeitura, que prometeram atender algumas famílias em programas habitacionais como o PAR, sem no entanto dizer quando essas famílias seriam atendidas.

A Ocupação Prestes Maia abriga 468 famílias, uma
biblioteca com 15 mil livros, uma cooperativa de reciclagem, exposições de arte, o Cineclube de Documentários Brasileiros e a Escola Popular Prestes Maia, onde convivem aulas de arte, cabelereiro, elétrica, hidráulica. Em 2005, ocupações históricas como a da Rua do Ouvidor, que completaria 8 anos, foram despejadas e até hoje esses prédios se encontram vazios e com suas portas lacradas com cimento, esperando sua especulação imobiliária. Uma publicação da Secretaria Especial do Desenvolvimento Urbano traz um dado intrigante: no Brasil, existem 6.029.000 domicílios vazios. Em São Paulo, capital, o número de imóveis vazios (254 mil unidades) é maior que a estimativa do déficit habitacional da cidade (203,4 mil unidades). Sobram imóveis desocupados e sub-utilizados, mas faltam moradias.

Se você é contra mais esse despejo na cidade de São Paulo, compareça ao ato de amanhã, quinta-feira, 8 de fevereiro, às 15h, em frente à prefeitura.

Fotos do acampamento em
http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2007/02/372644.shtml

Nenhum comentário: