26.9.07

A Vale é nossa, mas a liberdade de pensamento...

"Durante os dias 01 a 09 de setembro, brasileiros participaram de um processo de educação popular que questionava a privatização da Companhia Vale do Rio Doce e estimulava a democracia direta".
As perguntas do plebiscito:
1. Em 1997, a Companhia Vale do Rio Doce – patrimônio construído pelo povo brasileiro – foi fraudulentamente privatizada, ação que o governo e o Poder Judiciário podem anular. A Vale deve continuar nas mãos do capital privado?

2. O Governo deve continuar priorizando o pagamento dos juros da dívida exterma e interna, em vez de investir na melhoria das condições de vida e trabalho do povo brasileiro?

3. Você concorda que a energia elétrica continue sendo explorada pelo capital privado, com o povo pagando até 8 vezes mais que as grande empresas?

4. Você concorda com uma reforma da previdência que retire direitos dos trabalhadores?
FONTE: Brasil de Fato


Lindo, lindo... Tudo isso é muito legal! Só temos um problema aqui: não podemos julgar uma vitória, a manipulação contida nesse plebiscito. As perguntas tendenciosas equivalem a você olhar para a urna eletrônica no segundo turno de uma disputa presidencial entre A e B, e a urna apresentar as seguintes legendas:

1- Se você quer votar no candidato A, que trabalhará pelo bem do povo brasileiro em detrimento da corrupção, aperte A e confirme.
2- Se você quer votar no candidato B, que trabalhará por interesses politiqueiros em detrimento da nação, aperte B e confirme.
Ou ainda equivale a perguntar em plebiscito:

1- Você aceita ser espancado diariamente por PMs fazendo hora extra?
2- O que você acha de comer merda pelo resto de sua vida a partir de hoje?
3- Você é a favor da pobreza, da miséria e da injustiça?
4- O governo deve continuar fodendo com a sua vida?

Democracia? Sim, legal! Participação popular? Sim, beleza! Mas é um absurdo como a esquerda em certos momentos parece ser tão imbecil quanto a direita, e como a manipulação ideológica ainda é, infelizmente, o meio encontrado por essa esquerda para tentar mudar o rumo das coisas. Falam cobras e lagartos dos filhos da puta que possuem a comunicação de massa e todo aparato alienante, criticam a Rede Globo, as eleições burguesas, para em seguida me aparecerem com um plebiscito recheado de perguntas retóricas. É óbvio que, quem votou contra a ideologia explícita (nem mesmo implícita) das perguntas, possui uma posição direitista, cuja intenção foi enfraquecer o resultado obviamente esperado da votação.
Sou solidário à causa dos organizadores do plebiscito, mas me recusei a votar. De palhaçadas já chegam as que vemos de dois em dois anos, em frente a uma certa maquininha apitante...
Aperte "liberdade de pensamento" e confirme!

Nenhum comentário: