26.9.07

Deuses do Consumo

O carro de luxo Bentley Continental GTC, lançado recentemente na Ásia, é mostrado na Índia, onde custará US$ 517,7 mil (R$ 991 mil)

FONTE: http://www.uol.com.br

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No mundo do consumo, os objetos nos prometem a felicidade eterna. São como deuses com armaduras sagradas e mensagens com verdades imutáveis. Eles aparecem como promessas de um futuro feliz e trazem esperança num futuro sintético.

É óbvio que em um país como a Índia, pouquíssimas pessoas poderão adquirir o carro da foto acima, mas acima de tudo, o que temos aqui é a intenção de promover a manutenção do consumo, do sonho, da esperança em adentrar o reino da felicidade e do luxo. Em um país que há pouco vendeu-se à maldição imperialista, tornou-se inevitável o culto aos objetos.
Na sociedade de consumo somos assim: enxergamos as coisas como essência de nós mesmos. Como se viessem antes de nós, como se existissem independentes de nós, de nosso ser, tornando-se nossos constituintes fundamentais.

Os deuses do consumo são deuses exatamente por isso... Promovem a inversão do homem, mascaram a vida e nos prometem um "Olimpo" do consumo. A utopia pós-moderna é mantida pela classe média que cultua aos objetos como essências imutáveis e necessárias.

Possuir significa existir e existir sem possuir tornou-se o não-ser! Que poder têm os deuses do consumo!

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