15.9.07

Fundação Santo André em luta!!!

Na noite de quinta-feira, 13/09/07, foi realizada uma assembléia no Centro Universitário Fundação Santo André. A assembléia tratou de decidir e deliberar ações em repúdio aos constantes ataques que seus cursos andam sofrendo. Aumentos abusivos de mensalidades têm visado o fechamento de cursos em função de demandas mercadológicas. O que se procura hoje na F$A é a ampliação de cursos com maior demanda de mercado em detrimento de outros que não correspondem a essa lógica.

Outros problemas andam rondando a F$A nos últimos anos, como fechamentos de salas, além de falta de equipamentos e de professores, o que só contribui para a decadência da qualidade de ensino no local e sucateamento dos cursos em risco de fechamento.

Após a assembléia do dia 13/09/07, cerca de 700 alunos invadiram a reitoria da faculdade. Em apenas 4 horas de ocupação a tropa de choque chegou ao local, e o que se viu foi a evidência triste do que é o desrespeito aos estudantes por parte da reitoria da F$A e do Estado. Bombas de efeito moral, tiros de borracha, spray de pimenta e cacetetes foram os instrumentos utilizados na triste repressão da polícia.

Alguns estudantes foram feridos e 8 foram presos.

Os vídeos abaixo são da assembléia realizada no dia seguinte, 14/09/07. Na mesma noite, em assembléia interna, os professores da FAFIL (Faculdade de Filosofia e Letras), em protesto às atitudes da reitoria, deliberaram uma greve e não assinaram o ponto. Os estudantes também decidiram pela greve e manutenção diária das manifestações em protesto aos ataques de Odair Bermelho (reitor da F$A), além de um ato público na prefeitura de Santo André. Além da greve, os professores divulgaram um manifesto repudiando a violência ocorrida na quinta-feira.
Momento da leitura do manifesto escrito pelos professores da FAFIL: “Não descansaremos enquanto os responsáveis por essa arbitrariedade não forem punidos”.
A mídia de massa veiculou timidamente os ocorridos como se ainda esperasse por algo ou por mais nada. De Rede Globo a Bandeirantes tivemos notícias em seus respectivos jornais locais. O Diário do Grande ABC, cujo acionista é Odair Bermelho, tratou logo de publicar a declaração por parte da F$A de que a acusação de aumentos abusivos não procede e que trata-se de uma antecipação por parte dos alunos a uma decisão que ainda não foi tomada.

A luta deve continuar em repúdio aos anos de descaso e sucateamento da F$A, contra os aumentos abusivos de até 126% nas mensalidades. A maior manifestação já vista dentro da F$A não pode ter sido em vão!

A LUTA É DE TODOS!
















Um comentário:

Anônimo disse...

è muito importante que todos os alunos saibam o que de fato ocorreu, pois esta é uma causa nossa e não apanhamos para que todos fiquem calados e aceitem novamente as rediculariedades da reitoria.
Esta semana precisamos estar todos unidos para que possamos conseguir nossas reivindicaçãoes.