6.5.07

As quentinhas do inferno!

48 Horas de Ocupação da Reitoria na USP

A ocupação da reitoria da Universidade de São Paulo (USP) completa 48 horas. Os alunos tomaram essa decisão após a reitora não comparecer e não mandar nenhum representante a audiência pública na última quinta-feira (3). Além de um blog, os alunos criaram uma rádio livre para transmitir, diretamente da reitoria, as notícias da ocupação e as reivindicações dos alunos. Para falar ao vivo na rádio os ouvintes podem ligar para o número (11) 3812-8317.

A negociação com o vice-reitor segue a passos lentos, devido à ampla capacidade do mesmo de sempre se esquivar das reivindicações dos estudantes que são claras. Mas os estudantes estão organizados e não sairão de lá enquanto não forem atendidos. Diversas entidades, sindicatos, organizações políticas, centros acadêmicos e DCEs do Brasil e do mundo já manifestaram apoio à Ocupação. Agora a noite, a reitoria divulgou à imprensa uma carta reiterando a "desocupação imediata do prédio".

As universidades estaduais paulistas vêm sofrendo diversos ataques, desde os constantes vetos do governo estadual às Leis de Diretrizes Orçamentárias, que na prática restringiram mais ainda o já apertado orçamento para as universidade, até os recentes decretos do governador José Serra que tiram a também já fragilizada autonomia das universidades.


FONTE: CMI


Polícia Militar Acaba Com a Virada Cultural Com o Uso de Bombas

Por volta das 5:00 do dia 6 de maio, a Polícia Militar de São Paulo demonstrou mais uma vez que é totalmente despreparada e irresponsável, ao realizar uma repressão desproporcional, atirando bombas de gás lacrimogêneo, spray pimenta, bombas de efeito moral e balas de borracha em uma multidão de mais de 30.000 pessoas. Foram ignoradas as pessoas com deficiências físicas, as crianças e idosos que estavam presentes - em peso - no local.

No começo do show dos Racionais MC's, algum incidente de razão desconhecida levou a Polícia Militar a intervir, a princípio com cassetetes. Isso já foi suficiente para causar correria e desespero entre as pessoas que tentavam assistir ao show do Racionais. Não bastasse isso, utilizou de material repressivo, tal como bombas e gás lacrimogênio. A partir das 5:10, a correria foi geral. Milhares de pessoas que assistiam a mais um dos shows da virada cultural foram obrigadas, gratuitamente, a fugir da polícia.

Durante ao menos 30 minutos, em que a Tropa de Choque também interviu, foram lançadas bombas. Muitas pessoas que tentavam chegar até o Metrô Sé, no intuito de deixar o local pacificamente, se viram impedidas pelo gás lacrimogênio que tomava todas as vias de acesso, para quem estava na praça João Mendes.

Mais uma vez, a Polícia Militar, em todas suas esferas, mostra que é irresponsável e incapaz de conviver em sociedade. Não respeita os direitos individuais, não respeita o direito das crianças, não respeita as pessoas portadoras de deficiências físicas e não é capaz de lidar com multidões de modo civilizado.


FONTE: CMI

Nenhum comentário: