26.7.06

Meu Sonho Acordado

Sonho em ser alguém. Sonho em ser alguém que não conheço. Sonho em ser alguém mais humano, mais justo, mais consciente de si. Sonho como um marxista que sonha com a revolução, como um pacifista sonha com a paz, como um sem-terra sonha com seu chão. Antes de tudo isso sonho em ser melhor. Sonho em poder dominar meu próprio ego, passar por cima de minhas imperfeições. Não, não sonho em ser perfeito, pois nem sei o que é ser perfeito. Sonho em conviver com meus erros que são inevitáveis, em não me punir através de meu inconsciente. Inconsciente... Sonho com o momento em que meu consciente renove meu inconsciente. Sonho em ser bom!
Sonho primeiramente em me reformar e desenvolver meu auto-amor, pois sei que antes de qualquer mudança no meu meio, no mundo em que estou inserido, devo mudar a mim. Não posso saber o que é de fato bom para o meu semelhante sem ao menos saber o que é bom para mim.
Eu tinha Deus como alguém que nos enfraquecia e nos impedia de pensar, de ser por nós mesmos. Alguém que impunha suas leis em detrimento de suas criações. Grande engano... Como filósofo acredito que existe uma Verdade absoluta, eterna, imutável e que todas as outras explicações acerca de nosso universo surgem dela. Pois bem. Hoje acredito que essa Verdade é Deus. E que se de fato eu for contra essa verdade estarei imerso no equívoco, no erro filosófico. Deus não nos faz fracos e nem nos impõe nada. Ele acredita na nossa capacidade e nos dá o livre arbítrio para decidirmos através de nosso próprio discernimento. Ele não nos castiga por não o seguirmos, ele não nos puxa para o seu lado. Deus respeita nossas escolhas e com muito pesar assiste às conseqüências geradas por nossos atos, sejam eles bons ou ruins.
Eu sou fraco sim, mas graças à oportunidade que me foi dada nessa vida me tornarei forte. Serei tudo aquilo que sonho ser. Devo isso à Verdade que encontrei, sem imposições, dogmatismos ou ideologias que apenas prendem a si mesmas. Minha fé deve ser racional e ter como base o amor e não o medo, minha fé deve ser transformadora e encontrar na minha filosofia a lógica e a racionalidade que tanto busco em minha vida.
O eu desconhecido vai se revelar e espero que junto com ele muitos outros eus talvez ainda utópicos revelem-se para meus semelhantes. Quero que o “conheça-te a ti mesmo” vire uma epidemia, que entre nos corações e mentes de toda a humanidade, transformando esse planeta num lugar seguro e digno. Eu quero e vou trabalhar para isso. Não só para mim, mas para todos que eu puder. Estou longe, muito longe disso, mas a emoção que me toma ao escrever esse texto me dá esperanças de que vou conseguir. Se não agora, talvez daqui a cem anos, se não daqui a cem anos terei mais duzentos, quinhentos, mil! Vou chamar Deus de Verdade, pois essa palavra me fascina. E agradeço a essa Verdade por me dar oportunidade de mudar sempre, sempre... Uma verdadeira metamorfose ambulante, como já dizia Raul Seixas. Mudar no bom sentido é entender sua própria experiência em relação ao mundo e absorver dela tudo o que for melhor para sua existência; a existência autêntica de Heidegger ou o ser por si de Hegel. O individualismo que defendo encontra um porquê maior de ser. Eu mudo, eu crio, eu reformo e creio que nesse ponto revolução e reforma podem casar-se perfeitamente. Sobre isso talvez nem Marx e seu materialismo poderiam ir contra, pois o eu reformado e conscientizado por si e em conjunto com muitos outros são capazes de revolucionar o mundo. Só que com respeito ao semelhante e sem ao menos derramar uma única gota de sangue em nome de uma só coisa que de fato realmente importa: a Verdade!

Eesse blog muda junto comigo. Pra melhor... Sempre!

Nenhum comentário: