28.11.05

Conheça-te a ti mesmo...

I


Sócrates — agora, qual será a arte pela qual poderíamos nos preocupar conosco?
Alcibíades — Isto eu ignoro.
Sócrates — Em todo o caso, estamos de acordo num ponto: não é pela arte que nos permita melhorar algo do que nos pertence, mas pela que faculte uma melhoria de nós mesmos.
Alcibíades — Tens razão.
Sócrates — Por outro lado, acaso poderíamos reconhecer a arte que aperfeiçoa os calçados, se não soubéssemos em que consiste um calçado?
Alcibíades — Impossível.
Sócrates — Ou que arte melhora os anéis, se não soubéssemos o que é um anel?
Alcibíades — Não, isto não é possível.
Sócrates — Entretanto, será fácil conhecer-se a si mesmo? E teria sido um homem ordinário aquele que colocou este preceito no templo de Pytho? Ou trata-se, pelo contrário, de uma tarefa ingrata que não está ao alcance de todos?
Alcibíades — Quanto a mim, Sócrates, julguei muitas vezes que estivesse ao alcance de todos, mas algumas vezes também que ela é muito difícil.
Sócrates — Que seja fácil ou não, Alcibíades, estamos sempre em presença do fato seguinte: somente conhecendo-nos é que podemos conhecer a maneira de nos preocupar conosco; sem isto, não o podemos.
Alcibíades — É muito justo.

Platão, Alcibíades, 128d-129

II

Sócrates — Dize-me Eutidemo, estivestes alguma vez em Delfos?
Eutiemo — Duas vezes, por Zeus!
Sócrates — Viste, então, a inscrição gravada no templo: conhece-te a ti mesmo?
Eutiemo — Sim, certamente.
Sócrates — Esta inscrição não te despertou nenhum interesse, ou, ao contrário, notaste-a e procuraste examinar quem tu és?
Eutiemo — Não, por Zeus! Dado que julgava sabê-lo perfeitamente: pois teria sido difícil para eu aprender outra coisa caso me ignorasse a mim mesmo.
Sócrates — Então pensas que para conhecer quem somos, basta sabermos o nosso nome, ou que, à maneira dos compradores de cavalo que não crêem conhecer o animal que querem comprar antes de haver examinado se é obediente, teimoso...
Eutiemo — Parece-me, de acordo com o que acabas de dizer-me, que não conhecer o próprio valor equivale a se ignorar a si mesmo.
Sócrates — Os que se conhecem sabem o que lhes é útil e distinguem o que podem fazer daquilo que não podem: ora, fazendo aquilo de que são capazes, adquirem o necessário e vivem felizes; abstendo-se daquilo que está acima de suas forças não cometem faltas e evitam o mau êxito; enfim, como são mais capazes de julgar os outros homens, podem, graças ao partido que daí tiram, conquistar grandes bens e livrar-se de grandes males... Contrariamente, caem nas desgraças.

Xenofonte, Memoráveis, IV, II, 26.

Fonte: SAUVAGE, M. Sócrates e a Consciência do Homem. São Paulo, Agir, 1959.
***
O homem que não conhece sua própria essência, pouco tem a fazer pela sua vida. Sócrates foi o sábio que trouxe já na antiguidade esse pensamento. Você é o seu mundo, o seu universo e a forma como ele se manifesta perante você é reflexo das suas ações e pensamentos. Daí a necessidade de conhecer-se... Isso é mais importante do que a maioria das pessoas imaginam. Nossos pensamentos e atitudes estão diretamente ligadas à forma como nos conhecemos e controlamos o nosso eu. O problema é que uma pequena, mas muito pequena porção da nossa essência está agindo de fato. Uma porção muito grande das ações e pensamentos que nos regem estão ligadas à paixões e vícios que nos são dados desde que nascemos. Livrar-se do ego é um grande desafio da vida. O ego é o conjunto dos diversos eus que existem dentro de nós e cada um deles está numa luta constante pelo domínio do nosso corpo, como pessoas brigando para dirigirem o mesmo carro. Anular essa luta de eus que são apenas movidos pelas paixões e vícios de um mundo superficial é como libertar-se das amarras das infelicidades e inquietações dessa vida.

Precisamos disso para sermos felizes de fato. Sei que não é fácil, mas eu estou disposto a aprender...

2 comentários:

Duarte disse...

excelente leitura das ideias gregas!!
a proposito se ainda não ti disse me sinto agora na obrigação de fazê-lo, você é extraordinário quando o assunto não é politica, e se me permite, você deveria se deticar a filosofia, porque seus pensamentos são claros e cheios de força. - capaz de conversar e nos prender. Ah e para terminar desse texto gostei mais do utimo paragrafo.

De alguem que lhe admira e se considera seu amigo!!!!

Anônimo disse...

William,
muito bom. Vc sabe que eu tenho a frase "Conheça a ti mesmo" me descrevendo no Orkut, pois acredito que é única maneira de resolvermos todos nossos problemas. A cada dia que nos conhecemos melhor, várias portas se abrem, e boas portas, portas de oportunidades de ir além do normal ou que esta imposto para agente.

Adorei.

Grande abraço,
Arley