2.11.05

Bem Vindo ao Deserto do Real

Como te fazer acordar e perceber que nada disso é real? Como te explicar que mesmo para mim que acabei de acordar, muitas coisas ainda parecem familiares? Que muitos valores eu não conseguirei mais perder, pois meu cérebro já foi danificado por toda esse ideologia? De certa forma sinto-me como Neo, quando pensa no seu passado na Matrix e percebe que nada daquilo existiu. Mas será que nada existiu? No meu caso sim. As relações humanas permanecem imutáveis. Talvez os motivos que as movam sejam outros, mas elas sempre existirão. Meus amigos, a mulher que eu amo... Talvez meu amor por ela derive de alguma ideologia pré-fabricada, mas o meu bem-querer está muito além disso. Talvez meus amigos sejam o espelho da minha consciência, mas tudo o que sinto por eles está dentro de mim e sem precisar projetar-se para o mundo.O homem é forte! Será que você não percebe que a sua própria "vida" é contraditória? Você quer possuir bens, mas os nega esquecendo que quem os fez foi você mesmo! Você abaixa a cabeça para uma caixa que te mostra um mundo se sonhos que te é negado, mas ainda assim sustentado pelo seu próprio suor. Suor maldito! E um livro idiota diz que você está condenado a isso por causa de uma fruta... Uma fruta que você mesmo teme em comer, mas come todos os dias. O seu pecado te martiriza e te joga na labuta. Te escraviza e você pergunta toda noite: "Estou perdoado, Senhor?" E Deus, se existir, provavelmente estará ouvindo e torcendo para que você se liberte disso tudo. Até mesmo desse clone que fizeram Dele para te transformar num animal adestrado...
Insisto mais uma vez na força do homem! No pensamento, que é o nosso recurso mais rico. Nossa única riqueza! Que seria do mundo se mergulhásse-mos numa era onde o pensamento e a liberdade finalmente se encontrassem?
O homem não se enxerga mais como homem, mas sim como mercadoria. E trata-se como tal. Como um alcoólatra que sabe que não deve beber, mas ainda o faz. Um vício cultural, uma doença. Você sabe que deve enxergar a humanidade como uma massa de semelhantes, mas mesmo assim está preso aos seus valores individualistas e nesse ponto a ideologia burguesa é mais brilhante ainda! Nesse momento ela não precisa nem ao menos impor-se. Você corre a ela como o alcoólatra corre para a garrafa de bebida. Você comeu a maçã novamente e por isso deve suar! O seu suor te sustentará, mas não te livrará da culpa.
O mundo me parece muito pior depois que tomei a pílula vermelha... O meu trabalho não me alegra seja ele qual for, a TV se mostra como uma infeliz vitrine do que nunca vai existir, a maioria das pessoas a minha volta tornaram-se zumbis sem consciência, sem alegria... O que me faz sobreviver ao deserto do real são justamente as relações humanas que mesmo imersas nesse mar de burrice, ainda trazem em sua essência o embrião do mundo que eu ainda sonho que vai existir. Mesmo que não possa vê-lo devido à mortalidade de meu corpo... mesmo que não possa tocá-lo. Mas por acaso eu posso tocar essa Matrix onde vivo? Não mais, meus amigos. Não mais...

Nenhum comentário: