19.12.05

Aos Marxistas...

O grande problema que ronda a atmosfera de um partido político revolucionário marxista está intimamente ligado ao comodismo que existe no que se diz respeito ao pensamento. Existem dois pontos dos quais eu pude pensar e considerar acerca deste assunto:

1- O partido político constitui-se de um aparato ideológico, onde os seus militantes possuem liberdade de pensamento, desde que dentro da linha ideológica onde ele centra-se. Por exemplo, o partido revolucionário que possui como linha o marxismo-leninismo ou trotskismo e assim por diante.

2 - O partido marxista pensa de forma materialista, assim como seu mestre Karl Marx, desconsiderando e focando apenas um dos milhares de aspectos existentes no comportamento humano. Faz parte desse pensamento dizer que "a história do mundo é a história da luta de classes", conceito essencialmente materialista.

O grande problema ideológico está na imposição de idéias que são tomadas como verdades únicas e absolutas. Eu realmente não acredito, por exemplo, em qualquer argumento que possa justificar o fato de Trotsky ter ordenado a morte de anarquistas durante a revolução. Essas pessoas possuíam os mesmos pensamentos de liberdade e paz que os comunistas. Penso nisso essencialmente como uma imposição ideológica, onde quem não concorda com o marxismo e sua "verdade absoluta" deve ser eliminado. Nesse momento percebe-se que o militante que teve seu pensamento condicionado e manipulado pela sua direção mate sem nem mesmo questionar um anarquista ou militante de qualquer outro movimento contrário ao seu. Eu, sinceramente não vejo diferença alguma entre esse comportamento e o que pensavam os nazistas de Adolf Hitler. A palavra para isso é IDEOLOGIA! Tomar o marxismo como um dogma, sistematiza-lo através de teorias partidárias chamadas de Leninismo, Trotskismo ou Morenismo e manipular seus partidários e militantes através da idéia de um suposto centralismo democrático, onde a ordem e a democracia são mantidas e nenhuma injustiça é cometida dentro do organismo.

Vou explicar a minha falta de crença nesse tipo de "organização" tocando no segundo ponto considerado acima. O materialismo histórico considera que o homem está preso aos seus meios de produção e que eles vão determinar as relações sociais existentes através das classes. Não venho aqui questionar esse tipo de pensamento, mas apenas criticar a forma de colocá-lo como o único existente e determinante para o homem. Esse tipo de pensamento é no mínimo uma ofensa à capacidade que possuímos de pensarmos e conhecermos nossa essência como seres humanos. Um militante desse aparato ideológico condiciona-se a não considerar mais nada além da luta de classes. É impossível para esse ser enxergar o que faz a humanidade reduzir-se a essa condição de explorado e explorador. Ele dirá que tudo deve-se ao capitalismo, afirmação que eu em primeiro momento é certa, mas não permite-se ir mais além e pensar o que nos faz agir dessa forma. O que faz o homem admitir essa condição, o que faz outros homens quererem dominar e explorar os que admitem isso... O militante revolucionário infelizmente possui asas das quais sem saber, não se utiliza. Sua realidade é uma meia-verdade. Ele pensa voar, mas está perdido e preso ao mesmo chão do pobre burguês. Ele está preso à simples condição humana de explorador e explorado. Ele está preso a uma simples luta de classes.
Não pretendo com meu pensamento condenar a luta de classes e dizer que não se deve confrontar a burguesia, classe dominante nesse atual período histórico. Pretendo apenas observar com pesar que um partido ou organização política poderia ser muito mais do que se apresenta atualmente. O marxista "ortodoxo" vai essencialmente contra seus próprios ideais de liberdade ao considerar as palavras de um único homem como verdadeiras. O militante marxista desconsidera a filosofia, esquecendo que Marx (um filósofo) leu milhares de pensadores antes de elaborar seus próprios pensamentos.

Mas e quanto ao mestre? Penso que Marx criou uma ideologia pensando que seria a única forma de libertar o homem da ilusão capitalista. Ele sabia que a humanidade tornou-se uma simples mercadoria e que algo deveria ser feito utilizando-se do nível de elevação intelectual existente nela. Marx previu a ideologia que tornaria-se sua teoria e criou o sistema perfeito para que após o processo o homem POSSIVELMENTE acordasse de seu sono profundo. Disso nem mesmo ele tinha certeza.

Afinal de contas qual seria o problema de tudo isso se é apenas um passo na busca da evolução humana? O problema é simplesmente o mesmo que move a história durante todos esses anos: ninguém para por um único instante para perguntar-se afinal "quem sou eu?" Essa pergunta é privilégio de poucos e uma coisa cada vez mais difícil de se encontrar. O capitalismo surgiu como pensamento de um sistema perfeito onde o homem "venceria" por suas próprias forças através da livre concorrência e essa ordem "natural" das coisas faria com que os mais fortes ajudassem os mais fracos a "subir" na escalada rumo... rumo ao que? A liberdade? Que liberdade? E o socialismo corre rumo ao que? O que espera um socialista após ultrapassar a etapa de transição que o levaria ao comunismo? Ele conhece-se o suficiente pra saber o que é a liberdade plena do ser ou ele está preso à liberdade que suprimiria a simples e ínfima luta de classes na qual ele está preso?

Fatalmente eu não acredito mais nesse tal partido revolucionário atual. Por que você complica tanto as coisas e não resolve enxergar a realidade que está escancarada na sua frente? Por que limitar-se assim como o próprio cristão que você tanto critica? Mais um ópio... Quando você vai pensar? Quando você vai enxergar no mesmo patamar que seu tão aclamado mestre, Marx? Talvez no dia em que isso acontecer o próprio marxismo desaparecesse, pois já não haveria mais necessidade da sua existência. Talvez assim você poderia ajudar melhor a humanidade. Mas é isso mesmo que você quer fazer? Por que?

CONHEÇA-TE!

2 comentários:

Anônimo disse...

Dá-lhe!!!
É isso aí, Min...
Disse tudo!
Beijos

Duarte disse...

"Nossa senhora!!!!"
Fiquei esbabado! por um acaso você tomou uma garrafa daquele famoso chá?
Por "MY GOD" Isso é tudo o que eu sempre acreditei e parece que a sua alma filosófica finalmente te clareou as idéias. Mas uma vez você me surpreedeu e com um texto espetacular - parabêns!!!!
A proposito você esta cheio de questôes as quais já possui todas as respostas.

"Ser filosofo é ser mais do que sencível, é perceber alem da fantasia a realidade que a contém."