28.12.07

O que você mais deseja para o Brasil?

No site do governo federal tem um link para uma espécie de pesquisa que visa conhecer o que o brasileiro acha que o nosso país mais precisa. A pesquisa é intitulada "o que você mais deseja para o Brasil?". Temos como opções alegria, cidadania, inclusão, entre outras. Parece piada, mas onde está a piada?
A piada está no fato de que tratam nossa população como uma criança mimada, que pede um presente de natal e espera anciosamente pelo seu pedido às vésperas do dia 25 de dezembro. Um país, cujo presidente chama a atitude de um dom Luiz Cappio de anti-democrática, não quer ouvir o que sua população tem a dizer. Quer apenas passar a impressão de que segue a democracia, mas passa muito longe dela. Não poderia ser diferente, pois ao entrar no clube do capital, a democracia passa apenas pelo fetichismo corriqueiro de quem nada mais espera do que colher os frutos gordos do lucro.

Talvez seja esta a explicação! A democracia é uma palavra, assim como todas aquelas que aparecem na pesquisa encontrada no site do governo federal. Palavras, apenas palavras. Meros embrulhos de uma realidade que quer se esconder com belas cores. Um verde e um amarelo que possuem as mesmas funções que tantas outras cores, e representam as pátrias pelo mundo afora, que escondem suas sujeiras sob a teologia do Estado: uma organização laica e neutra em relação às classes sociais.

Escolha sua palavra, purifique-se e seja um cidadão! Cidadania, dentro da ideologia dominante, significa isso: fazer de conta que participa da "democracia", rezando para que o seu "representante", em algum momento, possa ouvir seu grito triste e inútil.

Palavras são importantes, mas o problema está no fato de que a ação passa longe do que é chamado de democracia. Nesse contexto, as palavras perdem o papel de expressão material do mundo, e ganham status de alienação, onde o homem não se reconhece no mundo em que vive, onde o sonho se mistura ao sedentarismo social de meros objetos de uma classe que nada mais espera que palavras vazias por parte de seus dominados.

O governo de Lula reproduz muito bem a ideologia, pois as palavras vazias aparecem cada vez mais como o calmante para uma população muda: paradoxo fundamental para se manter a "ordem" e o "progresso" em dia!

3 comentários:

Corrupt disse...

Vou te mandar um cartão de natal agradecendo pelas fotos!

Obs: Bom texto!

Vinicius disse...

é, estamos no circo mesmo, altos palhaços e malabaristas no poder... mas... peraí... o que é aquilo? Ó, DEUS, SOLTARAM O LEÃO ! SEBO NAS CANELA, MACACADA!

William Dubal disse...

Luiz - Vou te dizer onde enfiar o cartão de natal!

Vinícius - O jeito é pegar esse leão no dente! Ou melhor: na bala!