19.3.07

Frente de Luta Contra a Reforma Universitária convoca Plenária Contra a Reforma e em Defesa a Educação Pública para o dia 26 de Março

Extraído do site da Conlute.

No dia 21 de dezembro de 2006, na sede do DCE da Unifesp em São Paulo, reuniram-se mais de 70 estudantes de várias partes do país, para discutir a necessidade da criação de uma frente única contra a Reforma Universitária, que fosse capaz de unir todos os lutadores contra os ataques do governo. Após muita discussão os estudantes presentes definiram pela criação da Frente de Luta Contra a Reforma Universitária, pela redação de um manifesto da Frente a ser assinado pelas entidades e marcaram uma nova reunião para o dia 1º de Fevereiro no Rio de Janeiro.

Como a UNE jogou seus princípios na lata do lixo, mudando de lado e passando a defender os interesses do governo em oposição aos interesses dos estudantes, se fez necessária a criação de uma Frente de Luta por fora dos fóruns da UNE. A necessidade de criação da Frente é mais uma prova de que a UNE não serve mais para tocar a luta dos estudantes, e que como entidade estudantil de luta está morta.

A Reunião do Rio contou com a presença de mais de 200 estudantes e mais de 80 entidades, entre DCEs, grêmios, Executivas de Curso e Centros Acadêmicos. Outras presenças importantes foram a do ANDES-SN, SEPE, ADUFRJ e ADUFF.

A Reunião começou com uma exposição do Professor Roberto Lehrer sobre o PL 7.200/06. Após a exposição foram abertas as inscrições, e num clima de muita unidade e luta os estudantes discutiram as ações que iriam impulsionar no próximo período para derrotar a Reforma Universitária de Lula e FMI. Entre essas ações definiu-se pela criação de comitês por universidade ou estado e a publicação de uma cartilha contra a reforma. Além disso, discutiu-se a necessidade de impulsionar o debate contra a Reforma Universitária nas calouradas e a discussão do manifesto com as entidades que ainda não participam da Frente. Os estudantes também aprovaram a participação no Encontro Nacional Contra as Reformas no dia 25 em São Paulo, que está sendo organizado pela Conlutas, Intersindical, Conlute e muitos outros movimentos sociais. E definiram a data do dia 26, para a realização da Plenária Nacional Contra a Reforma Universitária e em Defesa da Educação Pública, a ser realizada em conjunto com o ANDES-SN, SINASEFE e o "Vamos à Luta" da FASUBRA. O objetivo da plenária é, além de aprofundar a discussão sobre a reforma, aprovar um calendário de lutas capaz de barrar o projeto do governo. Para organizar a plenária foi criada uma coordenação da Frente.

Agora a tarefa é organizar as calouradas, impulsionar os comitês, discutir o manifesto nas entidades e ganhar mais e mais estudantes para a luta contra a Reforma Universitária. Vamos pintar a universidade com as cores da nossa luta e dar o tom e o clima contra a reforma. Em cada sala de aula, em cada mesa de debate, em cada panfletagem nos corredores da universidade, fazer o debate da reforma e preparar as lutas que estão por vir. Esta é a tarefa do movimento estudantil que não se rendeu e que segue e seguirá lutando, até a vitória, sempre!

Nenhum comentário: