11.4.10

Saída Moral Para a Ciência, Saída Racional Para a Fé.

A ciência procura explicar, a partir de postulados e axiomas, traduzidos em idioma matemático, toda natureza que compõe a existência, afastando-se da fé. A religião, por sua vez, afasta-se da ciência, ignorando que a ciência do homem deve caminhar junto com suas verdades divinas. A união entre ciência e fé faz parte da nova etapa da caminhada humana, etapa essa que encontrará na filosofia o arcabouço que irá ancorar o fim da separação positivista entre essas três formas de conhecimento em nome de um conhecimento universal. E qual a melhor forma de definir a busca pelas verdades científicas ou Deus como a busca pela universalidade? Cabe aos filósofos compreenderem a nova ordem das coisas.

A música da cantora evangélica Mariana Valadão, a princípio, é vista como mais uma daquelas com letra de louvor, própria das músicas de tema religioso. Agora, olhando sobre a ótica científica e buscando compreender que, desde a religião primitiva até o monoteísmo mais tardio, podemos dizer que a cosmologia do universo converge com o que se pode chamar de leis físicas ou de Deus. É a fé e a razão ou fé raciocinada batendo às portas. Atualmente os cientistas prostram-se frente suas teorias assim como os religiosos frente a Deus. A razão, limitada até então, irá unir-se ao que há de mais sagrado, mas ainda assim reconhecendo a validade de tudo aquilo que é lógico. É o fim da tensão entre homem e mundo...

Dos mais altos montes ao mais fundo mar
A criação revela Tua glória
Há perfumes e cores em todo lugar
Cada ser entoando uma música
Te adorando

Impossível descrever
Tu chamas cada estrela do céu pelo nome
Tu és tremendo Deus
Impossível compreender
Maravilhados prostramo-nos diante de Ti
Tu és tremendo Deus

Que comanda os relâmpagos e os trovões
E dá ordens a chuvas sobre as nações
Quem criou Lua e Sol e a fonte da luz
Fez os dias e as noites e a tudo conduz
Incomparável

Impossível descrever
Tu chamas cada estrela do céu pelo nome
Tu és tremendo Deus
Impossível compreender
Maravilhados prostramo-nos diante de Ti
Tu és tremendo Deus

Tu és tremendo Deus
Tu és tremendo Deus

Impossível descrever
Tu chamas cada estrela do céu pelo nome
Tu és tremendo Deus
Impossível compreender
Maravilhados prostramo-nos diante de Ti
Tu és tremendo Deus

Conseguiu ler diferente? Trata-se de uma música de tema religioso, que trás em si a proposta de adoração ao Deus que, segundo sua letra, é responsável pelos eventos naturais. Ora, a mesma devoção por Deus é a própria devoção à natureza. Agora, imaginemos que a mesma ciência que procura manipular o mundo, de forma indiscriminada, resolva adotar o princípio de adoração e investigar o mundo baseado na fé. É de esperar que a fé carregue consigo os códigos morais encontrados em qualquer religião. Assim, a mesma ética que o homem adota ao escolher seguir o caminho da fé, de acordo com o código referente à sua religião, seria a ética que a ciência, unida à fé, adotaria em relação ao mundo. Temos aqui o fim da razão instrumental, da exploração e manipulação dos recursos naturais do nosso planeta sem levar em consideração o caráter sagrado que nos guarda a própria natureza. 

Ao mesmo tempo, a fé cega, transformada em dogma irracional ou em fanatismo, não reconhece, no próprio homem, a capacidade de evoluir em ciência. A fé raciocinada é aquela que, unindo fé e ciência, trata de trazer para outros campos do conhecimento a presença de Deus, aumentando sua força e corroborando, cada vez mais, suas verdades divinas. Na verdade, a própria divindade aqui passa a se "suavizar", pois passa a ser algo absolutamente natural, e o homem, membro da natureza criada por Deus, passa a fazer parte de uma forma muito mais presente desta criação, tanto em fé (tudo aquilo que a ciência ainda não pode explicar) como em razão (a faculdade que pode nos aproximar de Deus, a exemplo da fé).

2 comentários:

Unknown disse...

Dizer que a ciência procura explicar a partir de postulados traduzidos em idioma matemático, é ter a cabeça na filosofia moderna. Existem outras formas de interpretações (contemporâneas) que mostram que o postulado matemático está superado.
Ah! Essse discurso de revoluções científicas! Misturado com saída moral para a ciência. Isto é muito presunçoso!

William Dubal disse...

É mesmo... É só com muita fé pra levar uma idéia dessa adiante. Hehe... Mas vou tentando encaixar as idéias aqui.

Abraço!