2.8.07

Greve dos Metroviários: a imprensa fala, os papagaios repetem!

Parece a Sé em horário de pico, mas é a greve dos metroviários...
O caos em São Paulo! Isso lá é novidade? O telejornal mostra o empurra-empurra pelos terminais de metrô que tiveram suas linhas funcionando em apenas 17% no dia de hoje. Mulheres grávidas, idosos chorando, pessoas chegando atrasadas em seus empregos! A greve dos metroviários explodiu hoje na capital paulista e o recorte escolhido para apresentar a situação dessa vez mostrou extamante essas cenas. Para que? Eu diria... Para favorecer ao governo do Estado, colocando o populacho contra os trabalhadores do metrô. Siiim...

O Sr. José Serra declarou a greve como abusiva, uma vez que vem de uma categoria que já tem "benefícios demais". A coisa não termina por aí! O governador ameaçou demitir os grevistas caso a paralisação não chegue ao fim. Serra ainda declarou que a greve possui um caráter político, pois os sindicato dos metroviários está em vias de realizar suas eleições em setembro.

Calma, calma... Muita calma nessa hora! Desligue a TV e o rádio um pouquinho; saia do Terra e do UOL, feche o jornal, a VEJA, a ISTO É, dá-me tua mão (momento Clarisse Lispector), e vamos tentar pensar um pouco...

A greve é abusiva? Para quem? Para o patrão toda greve é abusiva, para o explorador, os movimentos pelos direitos trabalhistas nada mais são que badernas criadas para atrapalhar os planos de lucros certos. O estado injusto, dominado por uma classe canalha e egoísta foge cada vez mais dos direitos de seus trabalhadores, seja nos transportes, na saúde ou na educação. A categoria em greve pediu maior participação nos lucros e resultados, sendo que a discussão em torno dessa reivindicação vem sendo feita há quatro meses. Os trabalhadores nada mais são que os maiores responsáveis pelos lucros de seu patrão. Pedir uma fatia maior no bolo que eles mesmos fizeram tem algo de injusto? O patrão, no caso, é o Estado; aquele que explora o trabalho dessas pessoas, devolve muito pouco a eles em forma de capital e ainda por cima não fazem nada para melhorar a situação caótica dos transportes públicos.

Vamos falar da imprensa! Hoje nos telejornais da RECORD, BAND e GLOBO, o que foi assistido não foi a informação do que realmente acontece em torno dessa reivindicação trabalhista. A discussão de quatro meses entre metroviários e o Estado aparece como um detalhe nas manchetes dos telejornais dessas emissoras, como se fosse uma nota de rodapé. Mas e o corpo do texto? O corpo do texto é um espetáculo onde as pessoas reclamam do absurdo da greve, onde multidões aparecem amontoando-se para pegar os poucos metrôs que estavam em funcionamento. O empurra-empurra, os desmaios, os trabalhadores atrasados, a volta caótica para casa são as verdadeiras estrelas onde o culpado pela situação não é o Estado, mas sim os metroviários! Trabalhadores como todos os outros que, ao contrário de muitos, resolveram bater o pé e dizer que não aceitam a exploração de seus patrões. Mas quem se importa com isso?

O que temos é uma novela onde o egoísmo das pessoas e a falta de consciência coletiva são os grandes motores da mentira da mídia! Se a greve é uma disputa política no sindicato? Não sei, mas... É até engraçado! Quem são os políticos, quem é o Sr. José Serra para dizer isso? Tudo nessa merda é uma disputa! Politicagem, senhor governador... Esse seria o termo correto a ser usado. Algo que vocês todos fazem no comando do Estado!

A TV não mostra e nem vai mostrar o ato de irresponsabilidade que foi colocar os funcionários que normalmente não exercem a função de pilotos do metrô para tal atividade, deixando em risco a população. A TV também não comenta o estranho fato das linhas VERDE e AZUL do metrô, que levam aos bairros mais abastados da cidade, serem as focadas para funcionarem normalmente, ao passo que a linha VERMELHA, que leva para a Zona Leste se transformou no caos. Por que isso? Deixa que a periferia se revolte! Deixem a linha dos menos abastados paralisada! Assim teremos todos contra os trabalhadores em greve! Fácil, fácil... O espetáculo fica por conta da imprensa! Pode rodar...

Os cegos, ovelhas da mídia esquecem que o empurra-empurra não existe apenas em decorrência da greve, mas diariamente nos horários de pico da capital paulista. Já entrou às 17h00, 18h00 nas estações da Luz, Sé, no terminal de Santo Amaro, Jabaquara? Precisa de greve para o caos? Cadê a indignação agora? Cadê o Jornal Nacional? A raiva do povo nesse momento vira azia... E mais tarde vai diluir-se em frente a uma TV, quando esses pobres diabos chegarem em suas casas!

O que teremos amanhã será um festival de repetições. Verei em muitos discursos pelas ruas, a papagaiada dita pelos “Bonners” e “Amorins” do cotidiano. Os poderosos pagam o leilão da imprensa, ela faz o serviço e o populacho repete tudo no dia seguinte. Uma terra de papagaios! Acho que o Zé Carioca é mesmo nosso grande símbolo. Adequado por demais à alienação coletiva!

Ah, a greve continua! Quem não gostou... Que vá ligar a TV!

2 comentários:

Corrupt disse...

"Eu só confio em mim, mais ninguém, se me entende? Fala gíria bem até papagaio aprende!"

Anônimo disse...

coloquei o seu texto sobre a greve dos metroviários lá no blog engolindo sapo.. se tiver qualquer problema e querer que eu retire só entre em contato.. abraço!