16.7.12

Aprendendo com a crise

A atual crise econômica, pela qual o mundo capitalista passa, tem muitas lições a nos ensinar.
Os Estados Unidos, com todo seu poder, não puderam evitar os excessos que semearam a situação pouco cômoda em relação a seus investidores.
A Europa, com sua cultura milenar, não pode educar seus herdeiros contra o materialismo desenfreado, levando o continente à bancarrota.
A China abandonou preciosos ensinamentos, de grandes sábios, em prol da corrida pelo lucro.
O Brasil, mesmo após anos de opressão, não exita em cometer os mesmos erros dos grandes impérios que ainda procuram dominá-lo.
Mais do que nunca, o momento é útil para refletirmos sobre o fundo de toda esta crise, compreendendo algo além de disputas de poder e ganhos.
Não importa qual seja a história, o caminho, a cultura ou a posição geográfica. Enquanto os homens continuarem levantando seus altares de ouro, baseada no, até então, incansável culto às suas paixões, a história dos povos será sempre a história da falência, não apenas material, mas principalmente moral.
Não é à toa que os grandes períodos de crise material coincidem com os episódios mais sangrentos da história conhecida.
Mais do que nunca, é tempo de voltarmos à simplicidade da máxima ensinada pelo Mestre nazareno, a fim de nos preenchermos com algo além daquilo que apenas busca atender ao nosso próprio ego:

"ama teu próximo como a ti mesmo".

 

Um comentário:

PAULO disse...

estamos diante de um problema que nunca haverá solução...