2.11.10

Na Medida da Elevação

Aos poucos, a ação de realizar, em você mesmo, uma reforma moral passa a transformar sua vida. Isso implica na sua relação com o mundo - falo aqui tanto das pessoas quanto de tudo aquilo que cerca você e essas pessoas. Assim, a mudança moral, enquanto mudança profunda na conduta que diz respeito a esse campo do comportamento humano, demonstra, aos poucos, causar impactos significativos na própria existência.

A mudança moral carrega alguns perigos que podem surgir ao longo do caminho. Um deles surge no momento em que consideramos que adotar uma nova conduta parte do reconhecimento de que uma conduta anterior era inadequada. Assim, enxergar, nos outros, traços da antiga conduta pode nos levar ao julgamento desses ou ainda fazer com que surjam traços de vaidade em nós mesmos, perigos estes que podem nos desviar da reforma íntima aqui colocada.

É importante não permitir que a vaidade e o julgamento nos batam a porta nesse momento. A humildade e a oração são ferramentas indispensáveis para que tenhamos a compreensão de que, mais do que simples críticos gratuitos das limitações alheias tornamo-nos, na medida da elevação moral, cada vez mais aptos a servir a todos aqueles que ainda carecem de uma nova relação com o mundo em sua volta. A responsabilidade cresce na mesma medida da elevação.

Foquemo-nos apenas em nossas próprias limitações e recordemo-nos sempre de fazer aos outros apenas aquilo que gostaríamos que estes fizessem a nós mesmos.

Nenhum comentário: