28.7.09

Gripe de gripe


Eu nunca fui muito bom de matemática, mas tem coisas que são óvias até para o pior dos alunos nesta disciplina.

Contem comigo:

POPULAÇÃO MUNDIAL: 6,6 bilhões ou 6 600 000 000
NÚMERO DE MORTOS NO MUNDO PELA TAL GRIPE SUÍNA: 800

Acompanhemos agora as médias dos números de mortes ocorridas por outras causas, somente este ano:

MALÁRIA: 576 607
HIV: 7 300 950
ACIDENTES DE TRÂNSITO: 155 144
TABAGISMO: 1 801 892
PESTICIDAS: 10 812

E ainda:

Média do número de mortes somente este ano: 34 760 000
Média do número de pessoas famintas pelo mundo: 273 750 000


E o pior é que não se fala em outra coisa. O medo é praticamente generalizado. Estou aqui em casa com princípio de pneumonia, mas minha mãe usou como argumento o "perigo da gripe suína" para que eu fosse ao médico (coisa que eu evitei até o último momento). Quanto será que a pneumonia matou este ano? Que medo! É, meus amigos, a mídia é a voz da verdade! É das ondas do rádio, das imagens da TV que o absoluto se faz real, que o mundo é moldado da maneira que alguns bem entendem.

Creio que os detentores do poder devem estar comemorando. Esta farsa é uma das mais bem sucedidas da história! Os motivos? Eu sei lá...

Em tempo: Para uma população de aproximadamente 191.481.045 pessoas, os casos de morte por gripe suína no Brasil não chegam nem a 1%, ficando em 0,01%, por aí. É só consultar os números pelo site do ministério da saúde. O SUS afirma que está pronto para enfrentar a tal gripe! Também, se não estiver pronto nem para isso é melhor mesmo que feche as portas...


FONTES:
http://www.worldometers.info/pt/
http://portal.saude.gov.br/saude/

3 comentários:

Lú Naíma. disse...

Acho que já nem tenho mais nada a dizer sobre o assunto. Para mim, essa gripe foi completamente premeditada.
E o pior é que deu certo.


*

Fernando disse...

Oi, Willian
Retribuo sua visita, conforme prometi, e côlho o ensejo para parabenizá-lo pelo Blog.
Quanto à gripe A, estamos abandonados à nossa própria sorte: vivemos num país onde o poder constituído só se preocupa em encher seu próprio bolso à custa da fábula que arrecada dos contribuites (que trabalham quatro meses por ano para pagá-los). A saúde pública e outros serviços básicos que tais são uma piada, e sem demérito dos números que você apresentou, há que se considerar o perigo preocupante de alguém ir buscar lã e sair tosquiado - ou seja, alguém com uma gripe comum se submeter às triagens dos hospitais públicos e postos de saúde e levar de brinde o vírus da gripe A devido ao considerável acúmulo de pessoas nas salas de espera e em outros cubículos fechados. Durma-se com um barulho desses! Um grande abraço e que Deus nos ajude (volte sempre ao meu humilde site - http://fernandomelis.blogspot.com).

Elaine Cristina disse...

É, eu já tinha visto isso aqui:
http://www.youtube.com/watch?v=CcgCBiyGljM
Ah, cuidado, as mortes por pneumonia são de um número assustador!

=)