10.4.06

Personalidade e Cultura: como se relacionam?

Essa pergunta foi feita em uma atividade de sociologia. Eis a minha resposta...

Considerando a personalidade como o modo de ser que caracteriza uma pessoa, seu caráter exclusivo e essencial, farei a relação desta com a cultura.
Segundo Tylor, o complexo cultural inclui conhecimentos, crenças, arte, moral, leis, costumes ou qualquer outra capacidade ou hábitos adquiridos pelo homem enquanto membro da sociedade. Esse complexo é parte fundamental na constituição da vida do homem e está entrínseco à própria constituição da sociedade, logo a cultura é o ponto que existe em comum entre o homem e sua sociedade.
Essa relação cultural e sua complexidade influenciam o homem desde o nascimento e é fator determinante na sua inclusão ao meio social e consequentemente na sua personalidade.
A cultura é o ponto em comum entre o homem e a sociedade, mas a personalidade desenvolvida não é o ponto em comum entre esses homens, daí as suas diferenças que os transformam em indivíduos com características próprias. De fato, a cultura sendo fator determinante na formação da personalidade de cada pessoa participa dessa formação ao enraizar-se no seu cotidiano desde sua origem enquanto ser vivo, embora não seja o único fator.
Podemos nesse momento definir a personalidade em relação à cultura como sendo o modo através do qual uma pessoa se relaciona e absorve determinada cultura inicialmente através do processo de sua própria formação e posteriormente através de sua relação mantida com essa cultura.
A cultura é a mesma entre as pessoas em uma determinada sociedade, mas cada pessoa desenvolveu a sua própria personalidade. Essa diferença entre as personalidades deve-se ao fato de que cada ser entra em contato com o mundo e o interpreta de forma diferenciada. Mesmo irmãos gêmeos não possuem vidas idênticas, pois cada um possui sua vivência e sua respectiva coexistência com os objetos à sua volta e com a sociedade em que é inserido.
Justamente a interpretação de cada um em relação a uma mesma cultura, determina a relação entre cultura e personalidade. É o pensar e o social enquanto conjunto de hábitos dentro de um grupo.

Um comentário:

Duarte disse...

você se supera a cada texto escrito. Parabens por esse ultimo.
Seu amigo de sempre!!!