27.2.07

Homenagem a Nahuel Moreno

A quem possa interessar:

A LIT-QI (Liga Internacional dos Trabalhadores - Quarta Internacional) e o PSTU (Partido Socialista dos trabalhadores Unificado) convidam para Ato que homenageia o dirigente trotskysta argentino Nahuel Moreno, fundador da LIT-QI (Liga Internacional dos Trabalhadores - Quarta Internacional), por toda contribuição histórica que deu ao movimento trotskysta internacional. Dentre os expositores que devem participar da homenagem estão Angel Luís Parras, da LIT e do PRT-IR (Espanha); Eduardo Almeida, do PSTU; Alicia Sagra, do FOS (Argentina); um representante do CITO (Centro Internacional do Trotskismo Ortodoxo); Oscar Angel, do PST (Colômbia); Valério Torre, do Partido de Alternativa Comunista (Itália); Miguel Sorans,da UIT(Argentina); e João Batista (Babá), da CST-PSOL.

O Ato "20 anos sem Moreno - Uma vida construindo uma Internacional operária e marxista para a revolução socialista” será: no dia 3 de março (sábado), no Auditório Simon Bolívar do Memorial da América Latina, a partir das 19h00.

Após ato haverá festa próximo ao Memorial. Para o pessoal que mora no ABC, saíra um ônibus na Fundação Santo André às 16h30.

21.2.07

Acabou o carnaval

O carnaval se foi e com ele a alegria sintética de milhares de brasileiros. O carnaval se foi, mas o que mantém as mentes em pé e a esperança pairando numa altitude distante é o fato de que ele sempre volta. Não importa os acontecimentos, os rumos da economia, a violência, as guerras entre estado e bandidos, não importa a fome e a miséria... Não importa. O carnaval sempre volta e com ele os milhões faturados por uma certa emissora de TV, pelo estado, pelas marcas de cerveja e tantos outros vampiros da festa da carne, da libertação antropológica da nação. Ó carnaval!

Qualquer um sai ganhando com ele. Os mais religiosos, os mais carnais, os empresários, os favelados... Todos saem ganhando com o feriado onde o país sorri feliz e comemora a sua miséria alegre. Sim, somos pobres, porém felizes.

O carnaval é o simulacro da fantasia e de como o mundo deveria, segundo as aspirações humanas, ser mais belo e colorido, de como um samba bem tocado e um sorriso alcoolizado podem fazer com que as neuroses desapareçam. Nem que seja por uma noite todos são donos da festa da carne. Artistas pisam no mesmo local sagrado que o populacho, ricos, por alguns instantes deixam-se contagiar com a festa organizada em sua maioria por pessoas que poderiam ser e muitas vezes são os próprios empregados de suas empresas, estrangeiros visitam o país, embasbacados com a beleza de cores do simulacro maravilhoso que desfila pelo caminho mágico da Avenida.


Simulacro! Como atingir o mundo das idéias? O ocidente não sabe como fazer, mas o Brasil tenta da sua forma e pode de fato não funcionar perpetuamente, mas por algumas noites sim. As cores e as temáticas nem sempre compreendidas pela maioria das pessoas celebram o espírito humano em contato com o real. Os acontecimentos históricos ganham vida através do folclore de danças e belas formas. Simulacro!

As mulheres com seus corpos seminus desfilam a carne, ora, é a festa dela! Os padrões de beleza são afirmados na Avenida, os camarotes atraem fotógrafos desesperados por flagras entre artistas. Nas próximas semanas as revistas venderão milhares de exemplares estampando a vida desses mitos da mídia. Como se os camarotes fossem o Olimpo, morada dos Deuses onde a mídia torna-se uma espécie de Prometeu que leva o fogo sagrado desses personagens até os desesperados pelo simulacro. Simulacro!

O carnaval é uma bela festa. É interessante como os homens determinam datas certas para suas válvulas de escape coletivas e como essas convenções passam sem deixar grandes vestígios. Logo a Avenida estará limpa, daqui a nove meses os novos filhos do simulacro nascerão e tudo estará bem. É tempo de pensar em novos sambas-enredo, criar fantasias, carros alegóricos e esquecer de todo o resto. Esquecer para esquecer! É tempo de destruir para reconstruir mais uma vez aquilo que nos faz chegar perto e ao mesmo tempo muito mais longe daquilo que é. O simulacro pode criar seu próprio simulacro e nos afastar cada vez mais das idéias. Será por isso que Platão exilaria os artistas de sua República? Será que ele pensou no perigo da arte alienante que nos afastando cada vez mais da própria cópia do mundo, nos afasta mais ainda do mundo das idéias?

O mundo tornou-se o simulacro de si e nós simulacros de nós, imersos em sonhos e esperanças retorcidas em cores, belas mulheres, propagandas com seus produtos reconfortantes. Não espere nada de novo. Apenas mais um ano de realidade sem importância, rumo a algo grande, rumo a total celebração do equívoco humano! E viva o carnaval! E viva a arte perigosa! E viva a caverna!

Mais um ano em preto e branco... Até o próximo carnaval...

17.2.07

AGENDA DE AÇÕES DE APOIO AO PRESTES MAIA

DIA 17/02 - sábado - no Prestes Maia - (a partir das) 14h - Oficinas e atividades como pintura da fachada, colagem de lambes, serigrafia e estampa de camisetas, pintura de faixas e cartazes, etc. Levem materiais diversos como papel, colas, tecidos, tintas e pincéis, e também alimentos para fazermos uma mesa de lanches;- 15h - Bloco de carnaval dos sem-teto - percurso: do Prestes Maia até a Prefeitura;

DIA 18/02 - domingo - no acampamento na Prefeitura - (a partir das) 10h - Atividades culturais diversas (proposta do Fórum Centro Vivo);

DIA 20/02 - terça-feira - no Prestes Maia - 16h - Ações de leitura, contação de histórias, sarau; - 17h30 - Filme "Canudos" e conversa com o Prof. Aziz Ab´Saber;- 20h - Performance José Celso e teatro Oficina: "Canudos é aqui";- Festa - a definir atividades, estamos tentando chamar uma escola de samba e outros músicos / bandas, haverá mostra de vídeos e, talvez, apresentação de VJ´s; - Atividades e ações propostas pelos moradores do Prestes;

DIA 22/02 - quinta-feira - no Prestes Maia- Cordão (desfile / passeata) - do Prestes até a Prefeitura (estamos tentando a participação de uma escola de samba, quem pode ajudar?);- Reunião de preparação das ações do dia 25/02 (dia do despejo, se houver) e vigília do dia 24 para o dia 25;

DIA 24/02 - sábado - no Prestes Maia - 16h - Ato Ecumênico;- Ações e intervenções a definir, vigília;

DIA 25/02 - domingo - despejo do Prestes Maia (se houver!)- (a partir das) 5h - Ações simbólicas e intervenções;- Brigada de documentação em foto e vídeo, divulgação de informações em tempo real.

Centro Universitário Fundação Santo André rumo a falência!!!

Trecho da carta redigida pelo Diretório Acadêmico Honestino Guimarães à população acerca da situação em que se encontra o Centro Universitário Fundação Santo André:

" UMA UNIVERSIDADE CRIADA NOS ANOS 60 EM MEIO AS LUTAS POR LIBERDADE E DEMOCRACIA, QUE SE PROPUNHA A ATENDER A FORMAÇÃO DOS TRABALHADORES DA REGIÃO E SEUS FILHOS, FOI TAMBÉM DURANTE ANOS UMA REFERÊNCIA NA REGIÃO DO ABC EM QUALIDADE E PREÇOS ACESSÍVEIS. ATUALMENTE ESTA NÃO É A REALIDADE VIVIDA AQUI NA FUNDAÇÃO SANTO ANDRÉ, VÁRIAS ADMINISTRAÇÕES E GESTÕES DESASTROSAS TEM COLOCADO EM RISCO UMA IMPORTANTE INSTITUIÇÃO DE ENSINO DA REGIÃO. O ALTO PREÇO DAS MENSALIDADES O ELEVADO GASTO ADMINISTRATIVO, ALIADO AO FECHAMENTO DE SALAS DE LICENCIATURA, DEMONSTRA O CAMINHO DA INSTITUIÇÃO PARA FORMAR ALUNOS EM CURSOS QUE O "SUPOSTO MERCADO" DIZ NECESSITAR. E PARA COMPROVAR O QUE DIZEMOS O VESTIBULAR 2007 AO APELAR COM FRASE "SEJA UMA FIGURA IMPORTANTE" ABRIU 4970 VAGAS E DESTAS APENAS 2668 "FIGURAS" SE MATRICULARAM E, MESMO COM UM SEGUNDO VESTIBULAR EM NADA MUDOU A SITUAÇÃO. ISTO MOSTRA O CAMINHO EQUIVOCADO DESTA REITORIA QUE SOMA INCOMPETÊNCIA E DESPREPARO NUMA UNIVERSIDADE QUE JÁ CHEGOU A CONTAR COM 12 MIL VESTIBULANDOS . SE NÃO BASTASSE O MINGUADO PREENCHIMENTO DAS VAGAS, OS VESTIBULANDOS FORAM AGREDIDOS E PENALIZADOS NOS SEUS DIREITOS, POIS A REITORIA SE RECUSA A ABRIR SALAS COM MENOS DE 70 ALUNOS LEVANDO O FECHAMENTO DE ALGUNS CURSOS E A DISPENSA DO VESTIBULANDO , MESMO JÁ MATRICULADO. ESTÃO FECHANDO OS CURSOS DE: GEOGRAFIA, FÍSICA, LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO E O COLÉGIO. BIOLOGIA, HISTORIA E MATEMÁTICA NÃO TERÃO MAIS O PERIODO DA MANHÃ. LETRAS E PEDAGOGIA TIVERAM A ABERTURA DE SÓ UMA SALA, PROVAVELMENTE ANO QUE VEM FECHAM TAMBÉM. ATENTO A ESTA SITUAÇÃO O D.A FAFIL VEM A PÚBLICO DENUNCIAR E SOLICITAR APOIO DE TODOS NO SENTIDO DE REVERTER ESTA SITUAÇÃO.

VOCÊ SABIA?
QUE A FSA (FUNDAÇÃO SANTO ANDRÉ ) ESTÁ TOTALMENTE ENDIVIDADA COM EMPRÉSTIMOS BANCÁRIOS?
QUE ASSIM COMO NA VOLKS , A FSA TAMBÉM TEM UM PDV (PROGRAMA DE DEMISSÃO VOLUNTÁRIA)?
QUE A REITORIA DA FSA ESTÁ USANDO ARGUMENTOS FINANCEIROS DE UMA SITUAÇÃO CRIADA POR ELES PARA FECHAR CURSOS E DEMITIR PROFESSORES E CRÍTICOS?
QUE A ATUAL REITORIA AUMENTOU OS GASTOS ADMINISTRATIVOS DA FSA DE 12 PARA 22%?
QUE O REPRESENTANTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE SANTO ANDRÉ NO CONSELHO DIRETOR DA FSA (PARA FISCALIZAR) É ASSESSOR DA REITORIA COM ALTO SALÁRIO?
QUE O COLÉGIO NÃO ABRIU SALAS DE 1 ANO?
QUE A REITORIA TIROU O PODER DE DECISÃO DOS COLEGIADOS E CONSELHOS DE FACULDADE NO TOCANTE Á ATRIBUIÇÃO DE AULAS E EM OUTRAS DECISÕES PERTINENTES?"

8.2.07

CONTRA O DESPEJO DA OCUPAÇÃO PRESTES MAIA

Minha cabeça vai explodir... Não consigo escrever mais nada por hoje, portanto copiei e colei aqui um e-mail passado para a lista do MPL-ABC. O caso é importante e de extrema urgência:


CONTRA O DESPEJO DA OCUPAÇÃO PRESTES MAIA

Já são 400 pessoas acampadas na frente da prefeitura. Desde o dia 5 de fevereiro o Movimento Sem Teto do Centro (MSTC) está acampado diante da prefeitura de São Paulo, contra o corte do programa Bolsa Aluguel e contra o despejo iminente da Ocupação Prestes Maia, a maior ocupação vertical da América Latina.

Em
carta ao prefeito Gilberto Kassab, as famílias lembram que os proprietários do edifício Prestes Maia devem cinco milhões e oitocentos mil reais de IPTU à prefeitura, o que é quase equivalente ao valor do imóvel, justificando sua desapropriação e reforma em unidades de habitação popular. O movimento foi recebido por alguns representes da prefeitura, que prometeram atender algumas famílias em programas habitacionais como o PAR, sem no entanto dizer quando essas famílias seriam atendidas.

A Ocupação Prestes Maia abriga 468 famílias, uma
biblioteca com 15 mil livros, uma cooperativa de reciclagem, exposições de arte, o Cineclube de Documentários Brasileiros e a Escola Popular Prestes Maia, onde convivem aulas de arte, cabelereiro, elétrica, hidráulica. Em 2005, ocupações históricas como a da Rua do Ouvidor, que completaria 8 anos, foram despejadas e até hoje esses prédios se encontram vazios e com suas portas lacradas com cimento, esperando sua especulação imobiliária. Uma publicação da Secretaria Especial do Desenvolvimento Urbano traz um dado intrigante: no Brasil, existem 6.029.000 domicílios vazios. Em São Paulo, capital, o número de imóveis vazios (254 mil unidades) é maior que a estimativa do déficit habitacional da cidade (203,4 mil unidades). Sobram imóveis desocupados e sub-utilizados, mas faltam moradias.

Se você é contra mais esse despejo na cidade de São Paulo, compareça ao ato de amanhã, quinta-feira, 8 de fevereiro, às 15h, em frente à prefeitura.

Fotos do acampamento em
http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2007/02/372644.shtml

Perdemos!

Sim, oficializou-se... Um relatório da ONU anunciou que até 2100 o planeta sofrerá com o aquecimento global. Oceanos aumentarão seus níveis, secas, furacões, tempestades e outros tipos de eventos naturais castigarão a raça humana e não há mais nada que possamos fazer a respeito.
Perdemos! Sim, a humanidade deve adaptar-se ao novo planeta Terra que criou. Iremos até o fim de nossos dias viver em uma panela de pressão que carrega em si a frustração e uma frase ecoará nas mentes superaquecidas de milhares de ativistas ecologistas: “Nós avisamos!”.
Angústia, abandono, desespero... Nunca as palavras que fazem parte da filosofia de Jean-Paul Sartre me disseram tanto. O que será da humanidade? Terá a apatia vencido?
Minha luta aqui não é mais contra nada! Não! Não luto contra o capitalismo imbecil a partir de agora, nem contra as guerras cretinas no Oriente Médio. Não luto contra o governo ou contra as instituições privadas... Luto a favor do ser humano. Se isso for contra algo, aí já é outra coisa. Será só mais uma coisa que fugiu do controle. Ser humano! Luto a favor dessa raça que ainda não aprendeu a lidar com sua racionalidade e que pena há milênios para poder compreender-se sem ao menos saber se é isso mesmo que precisa.
A panela de pressão está ligada! Estamos fervendo e não há como apagar o fogo. Sim, a esperança ainda resta, mas já perdemos algo... Perdemos nosso planeta como um dia já foi e se a natureza começa a criar mecanismos para que nossa raça venha a se extinguir é porque já fomos longe demais.
Não! A culpa não é do sistema capitalista! A culpa não é dos países ricos, da burguesia, do Bin Laden ou do deus da destruição! A culpa é nossa! O homem criou o sistema, as guerras, o dinheiro, as religiões extremistas! Nós, nossos antepassados, nossos filhos e netos criamos, mantemos, permitimos que as coisas permaneçam como estão. Nos submetemos a reclamar de um sistema econômico que é destrutivo sim, mas não paramos para pensar que essa prisão é nossa e nós mesmos temos a chave para abri-la!
A criatura domina o criador. Sim, o Doutor Frankenstein somos nós mesmos e os modelos que criamos, o monstro que se vira contra nós! Ao colocar a humanidade abaixo de seus próprios simulacros, o homem não percebe que só precisa olhar para frente e compreender-se como de fato é. Nossos computadores poderosos, nossos carros importados, nossa moda, nossas drogas, nossas TVs ligadas em Reality Shows, nosso dinheiro... Nada disso nos ajudará. Nada disso reverterá o que já foi feito. Onde estão as respostas? Em nós mesmos!
Não há como achar salvação individual! Não há como escapar dessa sozinho ou trazendo seu pequeno grupo egoísta junto! Não há organização, partido, clube, empresa, família, tribo, banda, elenco de novela que consiga se salvar isoladamente. A saída está na coexistência e no ser humano como valor central!
Somos animais com o incrível dom de amar nossa coletividade, de vivermos felizes ao compreender que a antropologia nos une até a última célula de nossa estrutura animal! Somos luzes animais! Estamos perdendo... E mesmo compreendendo que somente a união de nossa raça trará a vitória contra nossos simulacros, o que mais me assusta a partir de hoje é que mesmo que todos resolvamos nos unir, não há nada que possa ser feito para que as mudanças em nosso planeta cessem. Minha luta é de sobrevivência. Minha luta é a favor da humanidade e não mais contra nada! Não há mais tempo para isso. Não há mais tempo para lutar contra nada!

Lutemos a favor! A favor de nós mesmos!

6.2.07

O que é Passe Livre?

Vídeo bem legal sobre algumas ações do MPL pelo Brasil e seus princípios.

Das disciplinas semipresenciais

Salas com mais de 500 alunos, nas ruas o trânsito não denuncia alunos indo até suas faculdades, eles estão em casa estudando. Na frente de um computador as relações sociais passam a existir através de códigos binários. No lugar de “olá, como vai você?”, temos 010101...
Os cursos à distância ou semipresenciais podem até trazer resultados eficientes, mas uma questão não pára de martelar minha cabeça: onde fica o humano?
A partir do momento em que uma turma de alunos se encontra em uma sala, algo mágico acontece. Em um lugar inicialmente hostil e estranho a todos, nascem amizades e o que é aprendido é trocado através da linguagem e todo tipo de experiência social. O professor que está lá, de pé, na frente de todos fala e ouve também, aprende com os alunos (e por que não?), interage, relaciona-se... Cria-se uma atmosfera onde há uma troca intensa. Essa é a verdadeira coexistência das relações humanas que faz o aprendizado tornar-se não apenas um conjunto de informações, mas sim algo que passa a estar na vida social do aluno.
No curso de filosofia, a partir desse ano, os calouros inauguram a decadência do nosso curso. Uma disciplina semipresencial foi implantada e sem nenhuma discussão prévia com os alunos. Alguém garante que em longo prazo o curso inteiro de filosofia não seguirá esse modelo? A ânsia de lucro, a mercantilização do ensino falou mais alto aqui. Nos cursos virtuais não existe o problema do espaço físico, logo, pode-se dobrar, triplicar, quadruplicar o número de alunos em uma “sala”. Enfim, os lucros são muito maiores e é isso que importa, não é? O dinheiro fala mais alto e mais uma vez o humano é deixado em segundo plano em nome dele.
Filósofos! Somos filósofos! O diretor do nosso curso, a coordenação também é teoricamente. Mas o papel do filósofo não é questionar? Por que esses nossos “representantes” não trouxeram essa entre outras questões que tratam do distanciamento do ensino de qualidade, do afrouxamento das relações entre aluno e professor, da mercantilização do ensino e de como pode ser perigoso inclusive para nossos professores adotar esse tipo de ensino semipresencial uma vez que esse método remete a um enxugamento no corpo docente? Nossos “representantes” simplesmente acataram uma determinação da instituição sem ao menos procurar trazer a discussão aos alunos.
Não façamos como nossos “representantes” fizeram. Não deixemos o questionamento de lado. É nosso trabalho! Temos que ir contra essa coisificação do ser humano. E o que é a ação social senão uma intensificação das relações humanas em prol da própria humanidade? Trabalhemos, antes que o 010101 tome conta de nós. Antes que textos como esse passem a chegar às pessoas unicamente por um e-mail sem cara, sem expressão, sem ser.


Apenas 010101...

2.2.07

A História da Não Violência no YouTube

Personalidades históricas como Martin Luther King e Ghandi praticaram a não violência como forma de transformação social. Conheça um pouco mais sobre esses e outros personagens que defenderam o humano como valor central.

- Parte 1 http://www.youtube.com/watch?v=pWbzlcRpDPg
- Parte 2 http://www.youtube.com/watch?v=VPJUWl8S5K8
- Parte 3 http://www.youtube.com/watch?v=k5gtz4Nugpo
- Parte 4 http://www.youtube.com/watch?v=YzAq8lF4X_I
- Parte 5 http://www.youtube.com/watch?v=yrbeuHIGqoA