6.8.06

Causa, origem, natureza e verdade.

O universo é um efeito e a todo efeito devemos atribuir uma causa antecedente a ele. Essa causa nada mais é que a origem de todas as coisas e essa origem deve ser eterna e imutável. Se não fosse eterna, não seria a origem primária de nada, pois ela mesma teria uma origem e se fosse mutável, não carregaria em si a natureza de todas as coisas, não carregaria a ordem ou o cosmos que traz em si todas as leis naturais que regem todo o universo.
A causa das coisas é dessa forma, a verdade. Chamemos assim a origem de todas as coisas. A verdade absoluta que gerou tudo o que observamos a nossa volta e também tudo o que apenas nosso pensamento pode tocar. A verdade! Podemos dizer que tudo o que vai contra a verdade é nada mais que a negação da mesma. A negação da verdade: a mentira!
A verdade, que tomamos como origem é também a natureza de tudo. Tudo no universo segue a natureza primária e organizacional que é a verdade. Ora, tudo o que vai contra essa natureza também está negando a verdade. Logo, tudo o que vai contra a natureza está trazendo em si a mentira, a negação da verdade, a antinatureza.
Entramos aqui em um terreno perigoso. Tudo o que vai contra a natureza acaba sofrendo as conseqüências de tal ato. Coloque uma garrafa de vidro com água no congelador e observe o resultado: a água vai congelar e consequentemente a garrafa de vidro se partirá! A garrafa sofreu a consequência da ação de tentar prender o gelo. É natural que a água expanda-se ao passar para o estado sólido e isso de fato é uma lei natural, é algo que sempre aconteceu e sempre vai acontecer. É da natureza! A garrafa sofreu expiação ao tentar barrar essa expansão. Ela se quebrou.
Pois no universo, tanto nas leis físicas quanto metafísicas as coisas funcionam dessa forma. Tudo o que vai contra a natureza sofre expiação pelos seus atos. Ao acabar com uma espécie de animal ocorre o desequilíbrio na cadeia alimentar onde essa espécie estava inserida, ao aquecer o planeta, as calotas polares acabam derretendo-se e causando desequilíbrios catastróficos a curto e longo prazo para a humanidade. Tudo o que fere a ordem natural das coisas sofre as conseqüências disso.
No homem, o seu próprio corpo e inconsciente traz em si essa ordem natural e cobra do consciente, da inteligência, o cumprimento dessas leis naturais. Tudo o que for contra acaba prejudicando o equilíbrio vital do próprio corpo humano. As doenças, os problemas psicológicos e os conflitos e desarmonias na própria sociedade expressam o quanto o homem vai contra a ordem e a natureza das coisas.
Chegou a hora de entender afinal o que é essa natureza que de forma tão efetiva atua no seu efeito, na sua criação: o universo. Seria essa natureza algo criado através do acaso? Teria essa natureza um mecanismo tão perfeito sem atender a uma inteligência? Como afinal a causa, o princípio, a origem, a verdade de todas as coisas, a racionalidade cósmica e natural de todo um sistema poderia fundar-se no nada, no ininteligível? Somos obrigados a racionalmente entender que a origem a que nos preocupamos em descrever até o momento trata-se de uma inteligência superior. Superior porque conhece de fato todo o processo de criação e funcionamento de seu próprio sistema e tudo o que nele existe. O homem por acaso conhece toda essa natureza? De fato não! Logo, essa inteligência criadora nada mais é que uma inteligência superior. Chamemos tal inteligência nesse momento de Deus!

A Verdade não se impõe

Não, você não vive em uma “ditadura divina” e não, Deus não expressa a fraqueza e a necessidade do ser humano acreditar em “coisas invisíveis” para se esconder de si mesmo.
Voltemos a mudar os termos. Deus é causa, origem, natureza e verdade. Vamos usar a verdade para melhor entender o raciocínio. Verdade! Como vimos tudo o que foge da verdade está a negando e por isso é uma coisa falsa, uma mentira. Muitos alegam que Deus se existir, consiste em um tirano ou alguém que permanece alheio aos problemas humanos e que ainda por cima, impõe suas leis sem respeito à própria capacidade humana de pensar e de decidir. Erro sistemático! Não estamos em nenhum sistema de imposição de leis naturais, pois essas leis seguem uma natureza, que como vimos, origina-se em uma causa primária, que consequentemente é a verdade. A verdade, por sua vez, não se impõe, não tem essa necessidade. A verdade é verdade por si mesma. Ela é de fato autêntica e não precisa de nenhuma força para se afirmar. A verdade não torna o homem fraco e nem afirma sua fraqueza. Nós fazemos parte da criação e da ordem natural das coisas, mas temos uma coisa chamada livre-arbítrio, onde nosso consciente e inteligência antes de expressarem-se em ações, identificam ou não essa natureza. A criação nos proporcionou esse privilégio e não apenas o agir dentro de um instinto animal. Seria muito mais fácil seguir um instinto, mas Deus, ao permitir que o homem pudesse escolher, deu-lhe força e condição para subir na sua escala rumo ao conhecimento e compreendimento da verdadeira natureza do universo e suas leis. Isso em momento algum se parece com a afirmação de que o homem é fraco ou incapaz. Esse pensamento expressa apenas que o homem ainda não atingiu esse compreendimento da sua verdadeira origem.O homem não deve utilizar Deus como uma fuga para seus problemas. O homem deve utilizar Deus como fonte de conhecimento. Deus é a verdade e a verdade é a afirmação máxima da racionalidade e conhecimento. E não é isso que buscamos? Em mais de três mil anos os filósofos procuram a origem das coisas, a verdade. Essa verdade aqui foi exposta, mas descobri-la não significa a priori compreendê-la. Essa verdade deve ser buscada e tudo o que a segue deve ser compreendido e colocado na vida, assim como qualquer filosofia necessita para de fato para existir em nossas vidas. Deus existe sim e independente de nós, mas ainda não existe de fato em nossas vidas. Observe o mundo e diga-me: onde está a verdade em meio a esse caos? Estamos indo contra ela e as expiações falam por si mesmas...